Novos cursos técnicos superiores profissionais na ESAS

22-05-2017

Agricultura Digital

Descrição Geral

  • Este curso visa formar profissionais aptos a planear, conceber, gerir e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de análise espacial aplicadas à agricultura, em conformidade com as boas práticas agrícolas, os referenciais normativos e a legislação aplicável. De forma autónoma ou integrados em grupos de trabalho estes profissionais contribuirão no apoio a tomadas de decisão, na otimização da produção e na definição de estratégias competitivas e sustentáveis nas atividades agrárias.

Atividades Principais

  • Participar na implementação de novas tecnologias na agricultura, com vista a uma eficiente racionalização dos fatores de produção e conservação do ambiente;
  • Adquirir, editar e validar informação visando a sua integração em sistemas de informação geográfica;
  • Participar em atividades de instalação e manutenção de software e hardware utilizados em agricultura;
  • Produzir, editar e atualizar cartografia digital de propriedades rurais;
  • Colaborar e participar em projetos e estudos agrícolas;
  • Integrar e apoiar equipas de desenvolvimento de novas tecnologias;
  • Realizar levantamentos de campo com recurso a tecnologias digitais para integração em sistemas de informação geográfica;
  • Gerir e atualizar bases de dados alfanuméricas e geográficas;
  • Georreferenciar informação;
  • Desenvolver aplicações móveis que permitam monitorizar e gerir equipamentos na empresa agrícola.

Análises laboratoriais

Descrição Geral

  • Planear, otimizar e executar de forma autónoma ou integrados numa equipa, análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial, recorrendo a métodos analíticos adequados, procedendo a calibrações, respeitando as normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito da acreditação e certificação promovendo a melhoria contínua do controlo de qualidade analítico de empresas ou de laboratórios de análises.

Atividades Principais

  • Planear, otimizar e executar procedimentos de análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial.
  • Planear e executar a sequência de análise laboratorial selecionando a metodologia mais adequada à determinação pretendida.
  • Gerir e otimizar o processo de registo de resultados obtidos durante a análise laboratorial realizando o tratamento estatístico de resultados mais adequado.
  • Planear, controlar e otimizar o processo de preparação de amostras e o equipamento necessário para a realização de análises e/ou ensaios tendo em conta a natureza e os objetivos do trabalho.
  • Proceder à calibração de equipamentos.
  • Validar procedimentos, cálculos estatísticos e respetivos relatórios relativos a dados recolhidos no âmbito dos ensaios realizados.
  • Validar e efetuar o controlo de qualidade analítica numa empresa ou num laboratório de análises.
  • Promover e garantir a segurança e os procedimentos definidos no âmbito de acreditação e certificação.
  • Promover a melhoria contínua do controlo de qualidade analítico em empresa e/ou laboratório de análises.
  • Participar na definição e implementação de planos de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos.

Restauração e Segurança Alimentar 

Descrição Geral

  • Gestão, planeamento, organização e execução de atividades associadas à alimentação, em unidades de restauração coletiva, restauração pública e unidades de hotelaria, de forma a garantir a qualidade nutricional das ementas, a segurança e a higiene dos alimentos e evitar o desperdício alimentar.

Atividades Principais

  • Participar na gestão de unidades de alimentação coletiva, restauração pública e unidades hoteleiras
  • Gerir a aquisição de matérias primas e subsidiárias, a sua conservação e armazenamento
  • Planear ementas de qualidade nutricional adequada à população a que se destina
  • Supervisionar tarefas de confeção, conservação, armazenamento e distribuição de refeições
  • Executar tarefas de controlo da higiene, segurança e qualidade alimentares
  • Organizar, executar e supervisionar actividades inerentes à documentação e registos de actividades de produção de refeições
  • Colaborar em equipas de desenvolvimento de receitas inovadoras
  • Promover uma alimentação saudável nas unidades de restauração coletiva, restauração pública e unidades hoteleiras