Concurso nacional de Jovens empreendedores

21-04-2017

A Fundação da Juventude promove a 1ª Edição do Concurso Nacional Jovens Empreendedores.
Esta iniciativa visa promover o empreendedorismo jovem, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores e incentivar o espírito empreendedor nos jovens.
Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de intervenção, Empreendedorismo Criativo que inclui as atividades das indústrias culturais e criativas e Empreendedorismo Social onde se inserem os projetos que preconizam respostas inovadoras que se distinguem das respostas tradicionais na resolução de problemas sociais pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade.
Serão selecionados 50 trabalhos (25 referentes ao Ensino Secundário e 25 referentes ao Ensino Universitário) para a 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores que terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.
O Concurso Nacional e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores contam o apoio institucional do IAPMEI, IEFP, IPDJ e Câmara Municipal do Porto, bem como com o Santander Totta, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Brisa como mecenas da iniciativa.PRÉMIOS:
Jovens do Ensino Secundário:

• 1º Prémio - €1.000 (mil euros)
  • 2º Prémio - €750 (setecentos e cinquenta euros)
  • 3º Prémio - €500 (quinhentos euros)
  • Prémio Especial Professor - €250 (duzentos e cinquenta euros) - O Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) do projeto vencedor do 1º Prémio, destina-se a gratificar o empenho e a dedicação no acompanhamento do trabalho, valorizando assim a investigação aplicada em processos educativos regulares.

Jovens do Ensino Superior:

• 1º Prémio - €1.500 (mil e quinhentos euros)
  • 2º Prémio - €1.000 (mil euros)
  • 3º Prémio - €750 (setecentos e cinquenta euros)

Serão ainda atribuídos:

• Prémio Especial Incubação StartUP Juventude - oferta de 3 vales de incubação gratuita por 6 meses nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa - StartUP Juventude - da Fundação da Juventude (prémio no valor de 2.100€ cada), para distinguir os trabalhos com maior potencial do impacto económico.
  • Prémio Especial Banco Santander Totta - oferta de 3 inscrições em Programa Avançado em Empreendedorismo (prémio no valor de 1.500€ cada), para distinguir os trabalhos mais Inovadores e Criativos.

PARA QUEM:

• Jovens a frequentar o Ensino Secundário, em escolas públicas ou privadas, centros de formação profissional ou outras entidades formadoras que promovam ofertas de dupla certificação para jovens;
  • Jovens a frequentar o Ensino Superior, em universidades públicas ou privadas, ou politécnicos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos;

INSCRIÇÕES:
São admitidos a Concurso trabalhos individuais ou em grupo, no máximo, de 3 elementos, acompanhados por um professor/formador responsável pelo projeto.
Até 10 de maio, estão abertas as candidaturas e devem ser submetidas através do site:www.fjuventude.pt/jovensempreendedores2017.

INFORMAÇÕES:
Paula Cardoso